service

O poder das células de combustível

A Cummins tem estado na vanguarda das tecnologias de baixo carbono com o objetivo de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e desenvolve células de combustível há mais de 20 anos. Além de oferecer células de combustível Proton Exchange Membrane (PEM) e tecnologias para eletrolisadores, tem também vindo a trabalhar na investigação e desenvolvimento da próxima etapa de fontes de energia limpas baseadas em células de combustível de óxido sólido (solid oxide fuel cells, SOFCs).

A tecnologia SOFC tem a capacidade de converter combustíveis fósseis em energia elétrica e são vistas como soluções promissoras para aplicações estacionárias. As células SOFC podem converter a energia dos combustíveis fósseis com mais rendimento do que processos baseados na combustão e também podem usar combustíveis com baixo nível de carbono ou sem carbono como o hidrogénio, para gerar energia elétrica.

A capacidade de processar combustíveis fósseis ou combustíveis livres de carbono, com a emissão de muito menos gases com efeito de estufa do que um grupo de conversão baseado num motor de combustão interna, provocou um grande interesse no desenvolvimento desta tecnologia.

As células SOFC usam um eletrólito de cerâmica para converter a energia do combustível em energia elétrica através de uma série de reações eletroquímicas. Com um fornecimento contínuo de combustível e oxigênio, estas células de combustível podem ser agrupadas ou empilhadas para alimentar uma grande variedade de aplicações.

As células SOFC constituirão num futuro próximo, uma grande melhoria na alimentação energética de vários sistemas, como Data Centres, aplicações comerciais e industriais. Também serão utilizadas como fontes de energia em microrredes, aumentando a fiabilidade e a resiliência destas redes elétricas.

                                                                                                                                         

De forma geral, as SOFC apresentam-se como a solução mais eficiente em comparação com as tecnologias descentralizadas convencionais de produção de energia e oferecem grande flexibilidade na sua alimentação. As opções de combustível incluem gás natural, gás propano, amoníaco, hidrogénio, gás com mistura de hidrogénio e biogás. Mesmo utilizando um combustível à base de carbono, como o gás natural, as SOFC emitem níveis mais baixos de dióxido de carbono quando comparadas aos geradores tradicionais, devido à inexistência de combustão. Além disso, a ausência de partes móveis também contribui para aumentar a rendimento do sistema de conversão de energia ao mesmo tempo que fornece uma solução silenciosa e robusta, reduzindo também a necessidade de manutenção, tornando as SOFC uma fonte de energia ideal em muitas aplicações exigentes.

                                                                                                                                            

A Cummins está emergindo rapidamente como líder em SOFC para utilizações comerciais e industriais. Neste momento, a Cummings está a usar a tecnologia SOFC como base para a pesquisa e desenvolvimento de soluções de energia elétrica. Esta tecnologia permite a Cummins projetar soluções de energia com densidades mais elevadas, maior fiabilidade e com custos mais baixos.

Dentro das alternativas de células de combustível de óxido sólido (SOFC) e PEM, a Cummins também está a trabalhar para alavancar a tecnologia de células de combustível por eletrólise para produção de combustíveis verdes, como o hidrogénio e combustíveis sintéticos. Estas tecnologias fazem parte do portfólio mais amplo de produção de energia da Cummins, incluindo geradores de combustão tradicionais, eletrolisadores, baterias de iões de lítio e células de combustível PEM.